A revolução da informática
[ad#texto]
É incrível como uma única pessoa, em um segmento que envolve empresas gigantes e tanto dinheiro, possa causar uma tamanha revolução como causou Linus Torvalds a cerca de 20 anos atrás.
Estamos falando do aniversário de 20 anos do Linux, que a principio recebia o nome de Minix, não foi o Linux que criou o conceito de software livre ou open-source nem tão menos o responsável por criar nenhuma outra tecnologia revolucionária, como a Internet.
Mas foi o Linux que quebrou monopólios sobre diversos segmentos de TI, como por exemplo, o mercado de servidores, e também foi o responsável por alterar sensivelmente a forma como a Internet é hoje, livre, sem uma empresa gigante ditando normas e regras.
Foi o Linux que permitiu ao usuário final ter liberdade de escolher qual sistema operacional utilizar, inclusive fornecendo diversas opções de forma grátis ou ainda chegando ao máximo de permitir que o próprio usuário monte e desenvolva sua própria versão se assim quiser.
Foi o Linux que “obrigou” a Microsoft a melhorar sensivelmente o sistema operacional Windows, ou você acha que de versões simplórias e bugadas a Microsoft investiu milhões até chegar ao Windows 7 somente porque queria agradar seu mercado consumidor? Foi a concorrência.
Mesmo sendo bem menos utilizado no mercado o Linux conseguiu o mesmo grau de relevância que o Windows possui hoje, por isso é que o seu criador, Linus Torvalds, sozinho, conseguiu fazer o que várias empresas gigantes não conseguiram: influenciar o mercado e promover tendências.
Por isso, parabéns ao Linux e ao seu criador Linus Torvalds.