A lástima do desenvolvimento de software web
Hoje é notório que um website por mais simples que seja é um sistema web, pois tem ao menos acesso a um banco de dados e páginas dinâmicas e na maioria do caso ainda contam com uma área administrativa para controlar as atualizações.
Além da falta de segurança, por falta de conhecimento dos desenvolvedores que desenvolvem software sem requisitos mínimos de segurança, notei que muitos desenvolvedores anunciam aos 4 cantos que desenvolvem utilizando regras de tableless.
Abrindo o código-fonte dos sites exibidos no portifólio desses mesmos desenvolvedores notei que 90% dos que anunciam utilizar tableless produzem websites totalmente baseados em tabelas, isso mesmo, o layout é todo feito em tabelas e onde foi parar a história do tableless?
Na verdade os desenvolvedores se aproveitam da falta de conhecimento técnico dos seus clientes e entregam um verdadeiro lixo tecnológico.
O site até abre no Internet Explorer e as vezes até mesmo no Firefox, porém, motores de busca como o do Google não se dão bem com esse “padrão lixão de desenvolvimento” e conseqüentemente o seu website é coloca entre os últimos em qualquer busca efetuada.
E as conseqüências ruins não param aqui, com um site dessa “categoria” você ainda poderá ter problemas com:
- Atualização do layout, o seu site não ficará eternamente com o mesmo layout, experimente altera-lo em um site feito em tabelas. É problema na certa;
- Maior consumo de banda (tráfego) o que resulta em maior custo de hospedagem;
- Site muito mais lento para o carregamento;
- Problemas graves de compatibilidade entre os browsers (navegadores).
Se eu fosse adentrar em requisitos mais técnicos teria mais uma lista imensa, então quando for comprar um website, veja muito bem a empresa ou desenvolvedor contratado, pois o barato pode e vai sair muito mais caro no futuro.