A importância das fontes.
Muitos desenvolvedores e designers se vislumbram com a capacidade de criar “mundos” que programas gráficos como o Photoshop tem, criam verdades obras de arte dos tempos modernos, com cores vibrantes de profusão tal que exaltam o ego do criador e enaltece a mente do espectador. Fazem e acontecem com figuras, imagens, fotos. Aplicam efeitos aqui e ali, corrigem “imperfeições”, melhoram a sintonia das cores.
Realmente um design bem elaborado e bonito é uma obra-prima que engrandece o seu autor autores, mas em muitos casos o impacto visual conseguido pela veia de artista é excelente, tem força, sutileza, resumindo fica agradável de se ver, mas parece que falta alguma coisa, parece que todo aquele trabalho gráfico fica comprometido por algum detalhe que não se faz presente e é de difícil identificação.
É a bendita fonte, ou por puro descuido ou algumas vezes até por falta de conhecimento, o designer relega o tempo e técnica de escolha de uma fonte que se encaixe e até engrandeça o conjunto da obra e escolhe qualquer outra, em casos não raros, escolhe a velha e conhecida fonte Arial. E por inércia consegue ofuscar todo o brilho do seu trabalho. Assim torna-se de grande importância o estudo e aplicação de técnicas de tipografia. Então quando um trabalho perfeito que você esteja fazendo pareça falta brilho ou estar com alguma coisa errada, experimente tomar um copo de água, respirar fundo por dois minutos, esquecer de todo o resto e ficar procurando fontes, seja na Internet, em CD’s ou até mesmo as já instaladas no seu computador, deixe-se levar pela experimentação, teste novas fontes, fontes diferentes, fontes ousadas. Garanto que você irá se surpreender e surpreender os seus clientes com seus trabalhos.