A fragilidade da Internet
[ad#texto]
Em tempos de conexão total esquecemos que por se tratar de uma rede é preciso criar caminhos alternativos para nossas conexões, senão, utilizando um caminho único corremos o risco de ficarmos isolados do resto do mundo.
E um incidente causado por uma velha senhora mostrou que a Internet é mais frágil do que pensamos.
Uma senhora de 75 anos da Geórgia (antiga URSS) que não teve o nome divulgado saiu em seu vilarejo a procura de cabos enterrados para roubar o cobre e depois revender.
Ela então encontrou um cabo e cortou-o pensando em retirar o cobre, porém foi aí que constatou que tinha cortado um cabo de fibra óptica e que esse tipo de cabo não possui cobre em seu interior e para ajudar era a fibra óptica que que ligava a Armênia a Geórgia.
Qual a consequência?
Cerca de 90% de todos os usuários de Internet na Armênia ficaram sem conexão com a Internet por 12 horas e também uma boa parte da população da Geórgia também ficou de fora da Internet por algumas horas.
Tirando a falha da velhinha em roubar cobre vocês notaram o tamanho da fragilidade que a Armênia tem em relação a conexão de Internet?
Basta qualquer um ir lá, desenterrar um cabo de fibra óptica (que nem estava tão profundo) e cortar. Pronto, temos um país todo de fora da Internet por horas.
Nenhum link de redundância ou alguma estratégia similar para restaurar a conexão com a Internet de forma eficiente. Levando em conta que boa parte do sistema de defesa moderno é baseado em conexões, imagine o que um país desse sofreria em caso de uma guerra.