A fragilidade da Internet

[ad#texto]
Em tempos de conexão total esquecemos que por se tratar de uma rede é preciso criar caminhos alternativos para nossas conexões, senão, utilizando um caminho único corremos o risco de ficarmos isolados do resto do mundo.

E um incidente causado por uma velha senhora mostrou que a Internet é mais frágil do que pensamos.

Uma senhora de 75 anos da Geórgia (antiga URSS) que não teve o nome divulgado saiu em seu vilarejo a procura de cabos enterrados para roubar o cobre e depois revender.

Ela então encontrou um cabo e cortou-o pensando em retirar o cobre, porém foi aí que constatou que tinha cortado um cabo de fibra óptica e que esse tipo de cabo não possui cobre em seu interior e para ajudar era a fibra óptica que que ligava a Armênia a Geórgia.

Qual a consequência?

Cerca de 90% de todos os usuários de Internet na Armênia ficaram sem conexão com a Internet por 12 horas e também uma boa parte da população da Geórgia também ficou de fora da Internet por algumas horas.

Tirando a falha da velhinha em roubar cobre vocês notaram o tamanho da fragilidade que a Armênia tem em relação a conexão de Internet?

Basta qualquer um ir lá, desenterrar um cabo de fibra óptica (que nem estava tão profundo) e cortar. Pronto, temos um país todo de fora da Internet por horas.

Nenhum link de redundância ou alguma estratégia similar para restaurar a conexão com a Internet de forma eficiente. Levando em conta que boa parte do sistema de defesa moderno é baseado em conexões, imagine o que um país desse sofreria em caso de uma guerra.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.