Falha na segurança geral da Internet

[ad#texto]
Esta semana uma série de eventos vieram a tona e o horizonte é negro para a segurança na Internet.

Até então tínhamos a segurança de dizer que os certificados válidos eram tidos como seguros e que podíamos confiar em transações on-line sob SSL, inclusive os bancos utilizam certificados para adicionar segurança em suas transações.

Agora um hacker sob o codinome de Comodohacker diz ter invadido os servidores da DigiNotar, uma CA, e com isso gerou cerca de 300 certificados falsos para diversos domínios, entre eles microsoft.com e google.com. Sendo a DigiNotar uma CA, os auditores foram cancelando os certificados a medida que iam detectando os certificados falsos, porém pelo menos um certificado falso não foi cancelado e era tido como autêntico até então.

Até então a DigiNotar não havia notificado nenhuma empresa sobre a falha e a invasão aos seus servidores e muito menos que certificados falsos haviam sido criados por alguém e que teoricamente poderiam estar em qualquer lugar.

Quando a Internet começou a sinalizar em eventos esparsos alguns certificados falsos sendo utilizados empresas como Mozilla, Microsoft e Google correram para atualizar seus navegados e revogar todos os certificados da DigiNotar.

O Comodohacker alegou questões políticas e disse ter “problemas” com a Holanda, por seus atos na Guerra da Bósnia, e como a DigiNotar tem fortes laços com o governos holandês ela foi escolhida como alvo de suas investidas, investidas essas que deram certo, obrigando o governo da Holanda romper com a DigiNotar e procurar outra CA e enquanto isso ocorre o sistema bancário da Holanda está o caos completo, pois ninguém confia em mais ninguém.

Para ajudar a DigiNotar está sendo enxotada para fora do mercado, pois além de possuir falhas dentro de sua estrutura operacional ainda cometeu uma falha ética grave de não comunicar seus parceiros e clientes sobre o ocorrido e muito menos propor formas de contornar o problema ou pelo menos minimizar os danos, ou seja, a DigiNotar é hoje uma empresa de segurança que não inspira segurança em ninguém e teve todos os seus certificados revogados nos principais navegadores e sistemas operacionais do mercado.

Mas o pior ainda pode vir a ocorrer, pois foi descoberta um elo fraco na corrente da segurança, pois tudo indica que agora empresas CA passarão a ser atacadas e “testadas” com o intuito de emitir certificados falsos e válidos burlando a segurança do SSL e comprometendo desde transações bancárias até atualizações do próprio Windows.

Ninguém tem certeza de onde tudo isso irá parar, mas prevendo o pior é de se esperar que até mesmo o Windows Update tenha sido burlado e que falsas atualizações de segurança na verdade instalem algum tipo de Malware. A Microsoft nega que o Windows Update possa ser afetado, já o Comodohacker afirma já ter realizado engenharia reversa no protocolo e que está de posse de certificado válido para perpetrar um ataque.

O governo do Irã já está sendo acusado de ter utilizado alguns desses certificados do domínio google.com para monitorar e espionar conexões de usuários do Gmail, ninguém ainda se manifestou sobre esse fato.

As cartas foram lançadas, todos ameaçam todos, até agora alguns problemas já ocorreram o que deixou a Internet bem menos segura, resta saber se as outras entidades CA irão conseguir contornar o problema e atribuir novamente o antigo status de segurança que os certificados passavam.

Caso seu navegador exiba uma mensagem de alerta sobre algum certificado inválido, não avance, a não ser que goste de viver perigosamente.

Fonte: Tecnoblog

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.