Você teve sua senha roubada pela sua própria culpa

[ad#texto]
Apenas 5% dos usuários fazem uso de senhas complexas (misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais) para sites na rede, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela empresa de segurança em internet BitDefender.

Questionando os usuários, se usam as mesmas senhas para quase todas as suas contas, 73% dos entrevistados disseram que sim, ou seja, se uma senha for descoberta a pessoa terá acesso a todas as contas.

O estudo, que foi conduzido pela PhD em Estatística e Informática Sabina Datcu, aponta ainda um resultado inusitado: 12% dos mil entrevistados deram a senha à pesquisadora sem que ela tenha pedido. Agora esse fato é o cúmulo, imagine você vê alguém passando pela rua com o crachá do IBGE, essa pessoa para e começa entrevistar você. Você muito solícito passa os dados bancários e a senha para esta pessoa. Pois é exatamente isso que as pessoas fizeram na pesquisa, sem se dar conta do risco que corriam.

“Minha senha é xvc840m ? Caracteres escolhidos ao acaso? Você a achou forte o suficiente?”, disseram usuários, segundo nota da BitDefender.

Quanto à complexidade de suas senhas, 25% afirmaram que suas senhas têm o mínimo de caracteres pedidos (seis no geral). Apenas 1% do total de entrevistados afirmou ter alguma senha com 15 caracteres ou mais.

No entanto, a complexidade de uma senha não é medida somente com base em seu tamanho, mas também em relação ao tipo de caracteres que ela contém. O experimento mostrou que mais de 60% dos entrevistados utilizam apenas letras maiúsculas ou minúsculas em suas senhas, enquanto 21% utilizam uma combinação dos dois.

É como eu sempre digo, contra falta de bom senso e conhecimento do usuário não existe software de segurança que resolva.

Para entender mais, uma senha complexa ou não pode ser roubada ao ser digitada, caso o seu computador esteja infectado com um software malicioso espião, por exemplo. Porém uma senha complexa pode impedir ou dificultar ao extremo de fazer o invasor desistir do ataque de força bruta, que consiste em, com o seu login de acesso se conectar e ficar “testando” combinações de letras e números com um software especial até conseguir acesso e consequentemente descobrir a sua senha com base na tentativa e erro.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.