Bye bye patente do True Type

[ad#texto]
Quem é das antigas na área de informática, da época de computeiro, já deve ter escutado a expressão True Type.

Para quem não sabe, o True Type (que era patenteado pela Apple) é um padrão de fonte criado a fim de permitir maior controle na forma de renderização das fontes nas telas.

Como é uma tecnologia dos anos 80 e decorrente longos 20 anos a patente expirou o que possibilitaria que outras empresas e softwares utilizassem a tecnologia livremente.

Um exemplo disso é o embuste que ocorre em algumas distribuições Linux sobre a tecnologia de renderização de fontes que vira e mexe esbarra esbarrava na licença da Apple.

Talvez agora tenhamos um salto na forma que as fontes são renderizadas no Linux, que ao meu ver ainda é um ponto fraco se compararmos o mesmo com outros sistemas operacionais como o Windows (e o seu Clear Type) e o próprio OSX.

Fonte: Meiobit


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.