Google OS, de novo?
Muito tempo atrás correu por toda a Internet uma história de que o Google estaria já realizando testes internos de um novo sistema operacional, apelidado de Google OS, baseado em sei lá o que. Nessa mesma época um serviço de estatística Web anunciou que acessos de computadores com um sistema operacional desconhecido estavam partindo da sede do Google.
O Google negou todos os rumores, e para falar a verdade é mesmo difícil ver o Google saindo do seu mercado de atuação. O tempo passou e a grande maioria das pessoas esqueceram esse boato, o Google lançou o Chrome (seu navegador Web) saindo um pouco do seu mercado convencional e a Microsoft acirrou a disputa do mercado Web de buscadores lançando o seu Bing depois de várias outras investidas infrutíferas.
Agora o que parecia passado vai tomando forma, o Google anunciou em seu blog o lançamento do Google Chrome OS, isso mesmo, a velha história do sistema operacional do Google não era um mero boato, era verdade e o Google estava mesmo realizando testes internos do seu próprio sistema operacional.
A princípio o Google Chrome OS terá versões para processadores Intel e ARM e será especializado em netbooks, será logicamente leve, com boot veloz (em poucos segundos), baseado em Linux e terá um sistema de janelas construido do zero (acredito que toda a interface será muito semelhante a interface do Chrome – o navegador).
Acredita-se também que o Chrome OS irá se apoiar totalmente na Web para o seu conjunto de aplicativos, pegando forte o conceito de clound computing.
Com a chegado do Google Chrome OS o mercado de sistemas operacionais irá com certeza sofrer uma reviravolta e talvez algo semelhante a segunda guerra dos navegadores irá ocorrer, só que desta vez com os sistemas operacionais. Como a hegemonia da Microsoft em alegar que o mundo fala Windows está se enfraquecendo com o fortalecimento da Web, onde qualquer aplicativo Web é executado em qualquer plataforma (pelo menos em tese) a balança começa a sair da zona de conforto para a Microsoft.
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.