123 Milhas: dos problemas das passagens e como solucionar

123 Milhas: dos problemas das passagens e como solucionar

Se você não está em uma caverna isolada já deve ter ouvido falar dos recentes problemas da 123 Milhas, mas como encontrar uma solução?

123 Milhas: dos problemas das passagens e como solucionar
123 Milhas: dos problemas das passagens e como solucionar

O cancelamento de passagens e pacotes pela 123 Milhas pegou muita gente de surpresa, mas na realidade já era um movimento esperado.

Depois dos problemas com a Hurb ficou evidente que o modelo de negócios de passagens flexíveis é algo inconsistente e insolvente.

Levando em consideração que o cancelamento tem estragado os planos de viagem de muitas pessoas o caso é sério e soma-se a isso tudo o fato dos clientes ficarem sem os pacotes adquiridos e sem o dinheiro.

123 Milhas: dos problemas das passagens e como solucionar

Todo o problema da 123 Milhas começou no fim da semana passada, quando a empresa emitiu um comunicado de que não honraria seus compromissos de vários produtos entre os meses de setembro a dezembro de 2023.

Via de regra, os produtos da campanha promocional PROMO seriam cancelados e vouchers emitidos para os clientes.

Quando questionada se o dinheiro pago seria ressarcido a 123 Milhas apenas insiste que a única forma de resgate é aceitar os vouchers (para serem gastos futuramente na própria 123 Milhas).

A empresa alega que tal atitude foi tomada devido a condições adversas do mercado atual, sem detalhar quais adversidades seriam essas.

Questionamento do PROCON-SP

Ao tomar conhecimento do caso o PROCON-SP questiona quais seriam as dificuldades enfrentada pela 123 Milhas.

Além disso também questiona o número de clientes impactados e quais as ações da empresa para dar suporte aos seus clientes.

Levando em conta as ações passadas do PROCON, ao que tudo indica, a entidade está mais preocupada em multar a empresa para conseguir mais rendimentos do que de fato resolver os problemas que foram gerados para os clientes afetados.

O caso dos vouchers

A empresa alega que os vouchers emitidos irão contemplar todo o valor pago pelo pacote ou passagem acrescido de correção monetária.

Algumas fontes dizem que a correção monetária seria de 150% do CDI, porém é preciso avaliar essa situação.

A maior questão é que existem consumidores reclamando que dependendo do valor eles iriam receber até 5 vouchers diferentes.

E o uso permitido seria do uso de um voucher por vez e somente na sua totalidade (sem retornar “troco”).

O fato é que os vouchers somente garantem mais vendas e mais renda para a empresa e praticamente obrigam o cliente e efetuar compras sucessivas na própria empresa.

O que fazer então?

Vários especialistas afirmam que a empresa não pode de maneira unilateral determinar como irá ressarcir os seus clientes, principalmente se o erro for por parte na empresa.

A recomendação é que os clientes lesados procurem auxílio da justiça para ter seus direitos respeitados e conforme for o caso ter ainda direito a indenizações.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.